Sistema de incentivos

Criação do Próprio Emprego

De destacar o trabalho de consultoria da AEMF na valência da Criação do próprio emprego, sobretudo por desempregados que recorrem ao ILE e PAECPE (MicroInveste e Investe +) ou ao reembolso antecipado das prestações o subsídio de desemprego, contando já com 87 projetos aprovados.

A AEMF em parceria com o IEFP disponibiliza um conjunto de apoios e serviços que o ajudam na criação do próprio emprego, desde a elaboração de um plano de negócios até ao acompanhamento da atividade nos dois primeiros anos, por parte de um consultor especializado que lhe será afeto, sem qualquer custo para o/a futuro/a empresária/o.

Este conjunto de apoios e parcerias destina-se a desempregados inscritos no Centro de Emprego, isto é, em situação de desemprego involuntário, independentemente do motivo da inscrição, também poderá apoiar jovens entre os 18 e os 35 anos à procura do primeiro emprego ou até a quem nunca tenha exercido qualquer atividade profissional. O seu papel é proceder ao atendimento de desempregados e compreender a sua ideia de negócio.

Posteriormente, presta apoio aos empreendedores, em aspetos críticos, nomeadamente na estruturação do projeto, na mitigação de riscos do negócio, na angariação de fontes de financiamento e na sustentabilidade, desenvolvimento e consolidação dos projetos.

Presta ainda apoio em diferentes etapas, divididas em duas modalidades:

  • Apoio técnico prévio à aprovação do projeto de criação do próprio emprego, que contemplou o desenvolvimento de competências em empreendedorismo e apoio específico à criação e estruturação do projeto, incluindo elaboração de planos de investimento e de negócio;
  • Apoio técnico à consolidação do projeto, nos dois primeiros anos de atividade da empresa, contemplando acompanhamento da execução do projeto aprovado e consultoria em aspetos relacionados com a gestão e operacionalização da atividade.

Diagnóstico e Planeamentos Estratégicos

Tendo em consideração a imprevisibilidade que caracteriza as atuais economias, o incremento da competitividade na generalidade dos sectores e que as empresas já têm muito com que se preocupar leva a reforçar o apoio aos seus clientes na:

  1. Elaboração de diagnósticos estratégicos;
  2. Aferição dos fatores críticos do negócio;
  3. Definição das opções estratégicas e no planeamento estratégico;
  4. Implementação dos planos operacionais.

Consultoria em Gestão

Conceção e acompanhamento de candidaturas ao QCA III – QREN Portugal 2020.

  • Assistência técnica às candidaturas, nomeadamente, URBCOM, MODCOM e Comércio Investe.
  • Organização dos dossiers dos projetos desenvolvidos pelos clientes.
  • Avaliação do enquadramento da atividade de investigação e desenvolvimento da empresa do cliente e levantamento das oportunidades e necessidades de forma a maximizar os benefícios fiscais.
  • Estabelecimento de procedimentos de gestão das atividades de investigação e desenvolvimento.
  • Acompanhamento da implementação e efetiva utilização dos procedimentos de gestão das atividades de investigação e desenvolvimento.